O município realizou no dia 09 de agosto, no Centro de Convivência, o 1º Encontro Cultural com apresentações de grupos folclóricos, talentos locais e shows musicais. O evento foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc (Edital 01/2025).

Na noite de sábado, 09 de agosto, o Centro de Convivência de Augusto Pestana foi palco do 1º Encontro Cultural, um evento financiado pela Prefeitura Municipal, com recursos da Lei Nº 14.399/2022 – Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Edital Nº 01/2025.

A programação contou com apresentações artísticas, culturais e musicais que valorizaram talentos locais e grupos tradicionais do município e da região. A abertura foi marcada pelas falas da Diretora de Cultura, Zenaide Hüller, da proponente do projeto, Letícia Nogara, e do Prefeito Municipal, Sérgio Luis Neuberger, que destacaram a importância da cultura como elemento de identidade e união da comunidade.

O público pôde prestigiar apresentações de cinco invernadas do CTG Porteira do Cadeado (Chula, Dente de Leite, Pré-Mirim, Mirim e Xiru), além de performances individuais de Bruno Pascoal (Chula) e Isabelli Pascoal (Declamação).

A programação seguiu com o Grupo de Danças Folclóricas Italianas AMORE (categoria mista) e o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Lustige Jugend, que trouxe ao palco as categorias Infantil, Infantojuvenil, Juvenil, Adulto e Master.

Também houve espaço para talentos locais, com Marcelo Quevedo e Loeci Quevedo apresentando duas músicas, Dalvana Mellitz com declamação poética, e Paola Elis Huth com uma dança artística com fitas.

Para encerrar a noite com muita animação, subiram ao palco as bandas Valence, Cia da Alegria e Doce Mistério, garantindo música e interação até o fim do evento.

O 1º Encontro Cultural reafirma o compromisso da Administração Municipal com a valorização da cultura, a preservação das tradições e o incentivo aos artistas locais, fortalecendo a identidade e a diversidade cultural de Augusto Pestana.

Data de publicação: 13/08/2025

Créditos das Fotos: Letícia Nogara